Rescaldo de viagem SJC – Belo Horizonte – Vitória – SCJ

Um rapaz subiu no ônibus pedindo dinheiro.

Disse que foi roubado e levaram seus documentos, assim não pode viajar,,,

Tomem o máximo de cuidado para não perderem documentos. Sem documento não embarcam no avião, no trêm ou em ônibus interestadual.

A notícia mais imbecil que  fiquei sabendo, na viajem, foi, na tv, dando conta que o setor de recursos humanos das empresas bisbilhotam o orkut dos candidatos a emprego para reprová-los, alegando que, no orkut, o candidato se solta e é ele mesmo.

É, ao contrário, no orkut, que a pessoa realiza o sonho, faz um tipo.

Mesmo com tempo nublado, sempre leve uma garrafinha de água na mão, muita água, não deixe de beber muita água.

0- Uma  curiosidade sobre a Grande Vitória é que não se vê carro de polícia…

PORISSO NAO TEM FOTOS DE POLICIA DE VITORIA, NAO ACHEI. Vimos apenas 4 policiais,  a cavalo, na praia em Vila Velha. Como os cavalos são educados não vimos esterco na praia.

E é bom saber que ainda tem metrópole sem perua clandestina, sem van, sem mototaxi,,,,, e com pouquissimas motos… e vi moto na roça durante a viagem de trêm,, roça de hoje tem moto, celular e parabólica, muita parabólica.

Enfrentamos sol forte quando voltei para SJC,  ai vi como foi sorte estar nublado em Vitória. Clima fresco e eu pude andar a pé e de ônibus, para todo lado. Tenho sorte em viagem, sou entrão, vou entrando e conversando com todo mundo, sei viajar, e não tenho vida vazia de quem só sabe sair de SJC e descer para a Praia do Oi, em Caraguatatuba-SP.

O sertanojo se chama, em Vitoria, forró. E não tem nada a ver…. não tem nada a ver com o ES.

Entre coisas diferentes que procurei em Vitória, achei produtos da china que não conhecia,,, um telefone leve e muito ajeitado e comprei, e mais um abridor de garrafa de vinho e de cerveja. E selma teve idéia de  trazer feijão VERMELHO que fez agorinha dia 19 de novembro e que todo mundo amou.

Túmulos simples, como os da minha infância, em que ainda se segue o costume judaico de se enterrar direto no solo e depois cada um joga um montinho de terra

Quando se viaja em casal as pessoas ficam com menos medo da gente e conversa mais.. Um casal inocente de turistas.. e obtemos mais informações.

Carcar a beira mar não dá dor de cabeça, é pra aproveitar, o que também faz limitar em muito  usar a alternativa de RENT A CAR.

O resultado de imigração italiana e alema foi só uma loira legítima na GLÓRIA, VILA VELHA,,,,,,, mas me deram o canal de cidadizinhas pequenas no ES,, de imigração….

1- As áreas nobres, beira-mar,, é tudo mangue aterrado, destruição de área de reprodução de peixes e que desapareceram para virar praia pra bacana.

Essas coisas agora cairam de moda, como o embargado novo aeroporto de Vitória perto do mangue,,,   mangue preservado em parte, mas com muita cidade em volta… e também nova pista do areporto paralizada só dematada e pista de terra porque dizem que obra foi embargada a anos por robalheira…

Vitória tem um aeroporto pequeno mas muito movimento e aquele aeroporto de curitiba onde fizemos escala,,, imenso de construção e conforto mais vazios de aviões.. só 3 aviões dessas companhia pequenas que surgem da noite pro dia,, e vendem barato e depois desaparecem…. vão à falencia,,, quanto tempo vão durar AZUL, TRIP, AVIANCA e  Webjet que é da Azul tambem?

2- Fiz suprezinha para selma ,,, achei jornal com foto ,,relançamento dos cd e disco de RENATO RUSSO, a foto é iguazilnha eu qundo eu era sósia do Renato….

3- A moça que trabalha em hotel diz,, não conheço Vitória,,, vivo no hotel.. chama isso de vida,,,? respondi…

4- No trêm, vários lanches, mas pagos,, e rapaz desajeitado para empurrar carrinho e ridiculo  bar lanchonete fechar por quase duas horas.. e em avião… não tem mais nada,  nem jornal de graça,,,, nem uisque e bebida a rodo… só lanchinho fraco e nada de álcool. quanto preconceito contra alcóol…

5- Acabei vendo direitinho a siderúrgica e o porto de Tubarão,, decolagem a tarde passou por lá.. vi praia preservada com mangue perto,, tipo praia da Fazenda de Ubatuba  ao sul de Vila Velha….. Vi tambem um rio sujo desaguando no mar em Vila Velha, pelo avião.. Dá tranquilidade o último hotel ser perto do aerporto.. Fica fácil não perder o voo por causo de congestionamento… Não era época de turistas em navios de luxo, quando o bicho pega.

6-Conversa de aerporto com homem que ia pra Cuiabá e conhece Rondônia,,,,  Lembrei a ele que selma foi pioneira lá, abriu Cacoal nos tempos dos índios… taxista também passou cultura sobre terminais de ônibus fazerem viagens ficarem mais longas e sobre escandalo do aeroporto de Vitória, o mesmo com moça de gurapari e  advogado de sampa..

O estacionamento do Aeroporto de Vitória é o pior do Brasil, mas todinho politicamente correto

7- É isso ai caminhar de la pra cá e falar com gente,, o maximo que puder para saber das coisas… Uma mulher de imobiliaria de Guarapari,, estava tambem horrorizada com a farofada de Guarapari e diz que prefeitura está tentando salvar a cidade. explicação sobre especulação e bolha imobiliária com preços de imóveis dobrando de preço nos últimos 3 anos.

8- Temos dó de restaurante vazio… maitre tão culto explicou tanto tem panela de barro legítima e pouco cliente dia de semana… dizem qeu só a praia perto do porto é impropia por poluição dos portos. tenho dúvidas.

9- Graças a Deus não tem ainda tv no avião,, só uma tela que nao funciona, o mesmo no trem,,,, e primeira classe não serve por não parecer trem de antigamente, ar condicionado e pessoas chics pouco acostumadas com trem.   tem que ser na economica , antiga segundona,, e mais antigamente chamada de terceira.

10- Em Vitória, comprei vários jornais para me inteirar da situação inclusive o jornal mais barato de brasil de só 0,50 centavos…  notícias sobre modernidade de celular, crimes,  pouca análise da política local,,,,,, sem força nacional,,  uma das poucas capitais sem aeroporto internacional e sem um estádio de futebol grande,,, mania da década de 1970 mas tem aquela mania dos 70,, as inúteis universidades federais. Estado patinho feio do sudeste, é que disseram.

11- Pode ser que este tal  de Pré-Sal, ao sul do estado do ES, mude tudo.. como a vale tem helicópteros,,, da Líder,,,  vão pras plataformas tambem.. muito helicoptero no aerporto de Vitória…e voando….

ônibus pode ser perigoso, prefiro trem e avião

12- Chegada em sjc, a noite, com visual bem bonito da cidade iluminada, achei tambem bastante mata em volta de Curitiba,, e é interessante que se passa pelo mar na viagem,,,, pois avião vai em linha reta,, e pela primeira vez vi avião ao lado do meu,,, era um executivo.. os 2 aviões a mais de 10.000km de altura,, muita gente fotografou.

Jatinho executivo ao nosso lado na viagem de volta, melhor se fosse disco voador

===
clic aqui para ampliar:

13- O que se traz de lembrança do ES além de cachaça do ES,  cowboy a cavalo a corda, pano 100 por cento algodão, panela de barro legítima, panelinha de barro de enfeite, alguns postais,,,chaveirinho de escuna,,, uma garrafa de cerveja alema de recordação,,, porque nao a conhecia em SJC.

SELMA trouxe feijão VERMELHo… FALTOU CAFÉ DO ES. Lembranças do Convento da Penha.,  livro raro só achei em BH. Em Vitória só deu tempo de passar em sebinho fraco,,, onde tinha livro comum mas que estava sonhando com ele estes dias..

Os LIVROS DE FOTOS de  vitoria eram muito caros. E se aproveita mais o último dias nas redondezas, no ultimo dia nunca se deve ir para longe do hotel nem para longe do aeroporto. oportunidade que nao falta tirando umas 1.000 fotos  é provavel que um dia aprenda a tirar fotos boas,,, e como foto digital é pratica barata e s e recomenda ter 2 baterias e 2 cartão de memória.  É bom ir selecionando e apagando foto ruim pra sobrar mais espaço.. fotos da vida do povo como essa abaixo:

Catador de lixo, no Bairro de Fátima, perto da casa de Araceli, não entendi se em Serra-ES tem coleta seletiva

14- No aeroporto jovens com sacolas de juventude rural,,, acho que católica, coisa que nunca vi….. e barraca de carissimos camisetas e tartaruginhas,,,,,, do PROJETO TAMAR,,, de salvar tartarugas que é o oposto do PROJETO MATAR,, o aborto..

No hotel uma tv das que já tive um dia

15- Como sou viciado em internet,, li só o essencial,,, o básico, fiquei de olho em meus artigos na wiki… e perfeitamente livre de radio e tv, Graças a Deus.

16- Lembrança pra valer de Vitória, fotos, contactos,,,sobre ARACELI e ganhei do hotel lista telefonica, com mapas e ruas de ARACELI.

Carroça em cidade grande, perto da casa de Araceli, painel ao fundo mostra mapa de ruas

Nota: Muito bom mesmo ter mapa de ruas em painéis.

17- Tem muita frescura em avião de amarrar cinto tempo todo, não assim antes,, Em 2,000, fomos ao fundão do avião,  com as aeromoças na turbulência,,, e já tem aeromoço, só falta aerobicha.

Aqui não tem a CALÇADA SEGURA de SJC

Somente no último dia que conseguimos ver o barro e a modelagem da legítima panela de barro.

18- No avião de volta, uma revista bahiana com o progresso da Bahia e muita reportagem sobre o Memorial do ACM dirigido por seus netos, uma moça e o ACM neto. Saudades do velinho… Trouxe a revista para mim….

Anúncios

Sobre GENEALOGIA SILVA OLIVEIRA, Faleiros, Leme, UBERABA-MG, FRANCA-SP, MADRINHA DA SERRA, Três Ilhoas

Genealogia de Famílias dos Açores, da Ilha da Madeira e de famílias do Norte de Portugal que vieram para os Estados de Minas Gerais e de São Paulo no Brasil - Leme, Faleiros, Silva Diniz, Silva e Oliveira, Carrilho de Castro, Valim de Melo, as Três Ilhoas, e, Bandeirantes
Esse post foi publicado em diário de viagem. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s